A TECNOLOGIA DE UM
DNA DISRUPTIVO E CONECTIVO.
Oncologia

IV CURSO INTERNACIONAL DE RADIOBIOLOGIA DO HOSPITAL DE AMOR



SOBRE O EVENTO

EVENTO 100% ONLINE


SOBRE O EVENTO:

O desenvolvimento da Biotecnologia tem propiciado avanços cada vez maiores na medicina, especialmente em relação ao diagnóstico precoce e tratamento do câncer. A abordagem terapêutica dessa patologia pode ser realizada com cirurgia, quimioterapia e radioterapia, sendo o tratamento combinado utilizado com grande frequência.

No que diz respeito à radio-oncologia, o principal desafio é a destruição do tecido patológico e ao mesmo tempo a preservação do tecido normal adjacente, constituindo assim tratamento loco regional. A radioterapia talvez seja uma das áreas onde a bioengenharia e a informática têm levado ao extremo a sofisticação de técnicas de planejamento e tratamento, que possibilitam o planejamento em 3D, irradiação conformacionada com modulação de feixe (IMRT), irradiação guiada por imagem e atualmente o uso da inteligência artificial, que permitem cada vez mais precisão e menores sequelas. Além disso, o desenvolvimento tecnológico tem permitido o uso de diferentes tipos de radiação para tratamento, tais como fótons, nêutrons, prótons e íons pesados. No entanto, para o emprego adequado da radiação ionizante é imprescindível conhecer os mecanismos de ação biológicas desses agentes físicos e as respostas das células e tecidos, isto é, a RADIOBIOLOGIA. Esta área do conhecimento oferece os fundamentos biológicos para o uso clínico da radiação, permitindo o desenvolvimento e implementação de esquemas terapêuticos com os diversos tipos de radiação disponíveis, diferentes taxas de dose como a “flash dose rate”, fracionamentos alternativos, e protocolos com associação de quimioterápicos convencionais, drogas alvo e imunoterapia.

Em relação à quimioterapia, esta constitui tratamento sistêmico e sua associação com a radioterapia é uma importante estratégia utilizada rotineiramente em oncologia. Além disto, os avanços nas áreas da biologia molecular, celular e imuno-oncologia têm possibilitado o desenvolvimento de drogas cada vez mais específicas, que agem em alvos moleculares, de modo a se concentrar no tumor e poupar as células normais, diminuindo assim os efeitos colaterais. 

Os avanços aqui mencionados visam à otimização do tratamento, diminuição de sequelas, melhora da sobrevida e da qualidade de vida dos pacientes. Assim, o ensino e atualização em radiobiologia e biologia tumoral é extremamente relevante e certamente contribuirá para o aprimoramento de todos os profissionais que atuam nessas áreas.


OBJETIVO:

Contribuir com o ensino nas residências e cursos de especialização que fazem parte do grupo multidisciplinar que atua na área da radio - oncologia (radioterapia, física médica, oncologia clínica, enfermagem, odontologia, biologia, biomedicina, tecnologia);

Promover atualização de todos os profissionais médicos e não médicos que atuam nas áreas da radio-oncologia e oncologia clínica. 

Revisão dos conceitos clássicos de radiobiologia e da biologia tumoral;

Atualização em radiobiologia e biologia tumoral enfocando: biologia celular e molecular, morte celular, mecanismos de reparo do DNA, efeitos não alvo (adaptação, expectador e abscopal), “flash dose rate”, protocolos de radioterapia convencional e modificado com os diferentes tipos de radiação disponíveis, bases do tratamento  imuno-oncológico;

Integração dos conceitos clássicos e atuais mostrando novas bases biológicas para fundamentar o tratamento nas áreas de radio-oncologia e oncologia clínica. 


PÚBLICO ALVO:

Residentes, especializandos e pós-graduandos médicos, físicos, biomédicos, biólogos, dosimetristas, técnicos, tecnólogos, enfermeiros, odontólogos e pesquisadores nas áreas de radio - oncologia e oncologia clínica;  

Profissionais docentes ou não envolvidos no ensino de radio - oncologia e oncologia clínica.


PALESTRANTES CONFIRMADOS:

Kathryn D. Held, PhD

Associate Professor of Radiation Oncology and Radiation Biology - Harvard Medical School

Associate Radiation Biologist from the Department of Radiation Oncology - MGH / USA

President of the National Council on Radiation Protection and Measurements - NCRP


Profa. Dra. Helena Regina Comodo Segreto

Professora Associada do Departamento de Oncologia Clínica e Experimental, Setor de Radioterapia da UNIFESP / EPM

Pós-Doutorado no Laboratório de Radiobiologia Celular e Molecular, Departamento de Radio-oncologia do Massachussetts General Hospital, Harvard Medical School



Coordenadores

HARENA INOVAÇÃO

Conectando ideias e criando novos caminhos, o Harena Inovação quer ser protagonista da revolução da saúde pública, realizando e organizando eventos, cursos e treinamentos com profissionais, acadêmicos e pesquisadores do mais alto nível nacional e internacional.

De 25/05/2024 até 25/05/2024




Inscreva-se