APRESENTAÇÃO
É preciso
estimular e qualificar as discussões relacionadas as questões críticas que
envolvem paciente em cuidados paliativos e fundamentar a importância da
temática, para assim obtermos a possibilidade de promover a qualidade de vida do paciente e de
seus familiares e até mesmo a qualidade de morte, através da prevenção e alívio do
sofrimento, da identificação precoce de situações possíveis a serem tratadas, da avaliação cuidadosa e
minuciosa e do tratamento da dor e de outros sintomas físicos, sociais, psicológicos
e espirituais.
Sendo assim, se faz a necessidade de melhorar a educação, a divulgação e o empoderamento sobre a temática e preparar profissionais para o atendimento tão específico e importante que é os cuidados paliativos, para isso realizar um simpósio com envolvimento amplo e vasto de multidisciplinares, nos permite unir força e conhecimento para obter melhora nesta temática.
A academia nacional de cuidados paliativos (ANCP) realiza uma comemoração mundial e de referência, e assim sempre lança um tema anual para ser trabalhado, para fortalecer abordagem mundialmente sobre o assunto, a data é marcada no dia 08 de outubro, sendo assim anualmente é escolhido um tema diante a necessidade de discussão coletivas sobre melhorias anuais voltada a cuidados paliativos, o tema do ano de 2024 ainda não foi divulgado, porém entendemos que sempre a proposta é de unificação entre os serviços como: hospitais, unidades de saúde pública, voluntariados e instituições, buscando alcançar a excelência no cuidados paliativos.
Sendo assim como nossa instituição tem uma vasta rede de apoio para pacientes paliativos oncológicos infantil, adulto, e o não oncológico também, além de voluntariados e unidades básicas de saúde públicas.
Devido a isso nosso simpósio será extremamente rico para vários âmbitos de públicos, trazendo um número de profissionais multidisciplinar, médicos e não médicos nas tratativas de junto desmistificamos o contexto de cuidados paliativos a sociedade.
A ideia é ter um cronograma com palestrantes que realizarão tratativas extremamente interessante para todo esse âmbito.
Dentro dos cuidados paliativos, o uso de simbologia é muito importante, é sempre algo que representa coisas ou alguém, possibilitada um elo, uma comunicação e vínculos mais humanizados, sendo assim, os símbolos dos cuidados paliativos é representado pelo girassol e borboleta.
O girassol, pois, representa a
busca constante do sol, ele sempre procura a luminosidade insistentemente,
porque precisa dela para crescer e florescer e mesmo quando o sol está
escondido entre as nuvens, a flor gira persistente, apesar da dificuldade, em
direção à luz, assim como nossos pacientes, que estão sempre a busca da melhor forma de viver, mesmo diante as dificuldades.
Já
a borboleta representa a vida curta, porém apesar deste pouco tempo,
poliniza as plantas, embeleza a natureza e deixa as pessoas felizes. Ela é um
exemplo de que a vida não se mede só em
tempo ou dias, mas a qualidade, intensidade e forma de
viver.
Coordenadores
Conectando ideias e criando novos caminhos, o Harena Inovação quer ser protagonista da revolução da saúde pública, realizando e organizando eventos, cursos e treinamentos com profissionais, acadêmicos e pesquisadores do mais alto nível nacional e internacional.