A TECNOLOGIA DE UM
DNA DISRUPTIVO E CONECTIVO.
Oncologia

III Curso Internacional de Radiobiologia do Hospital do Amor Barretos | XII Sessão de Seminários Temas de Radiobiologia e Biologia Tumoral



SOBRE O EVENTO

O desenvolvimento da Biotecnologia tem propiciado avanços cada vez maiores na medicina, especialmente em relação ao diagnóstico precoce e tratamento do câncer. A abordagem terapêutica dessa patologia pode ser realizada com cirurgia, quimioterapia e radioterapia, sendo o tratamento combinado utilizado com grande frequência.

No que diz respeito a radio - oncologia, o principal desafio é a destruição do tecido patológico e ao mesmo tempo a preservação do tecido normal adjacente, constituindo assim tratamento loco regional. A radioterapia talvez seja uma das áreas onde a bioengenharia e a informática tem levado ao extremo a sofisticação de técnicas de planejamento, simulação e tratamento, que possibilitam o planejamento em 3D, irradiação conformacionada com modulação de feixe (IMRT), irradiação guiada por imagem entre outras, que permitem cada vez mais precisão e menores sequelas. Além disso, o desenvolvimento tecnológico tem permitido o uso de diferentes tipos de radiação para tratamento, tais como fótons, nêutrons, prótons e íons pesados.No entanto, para o emprego adequado da radiação ionizante é imprescindível conhecer os mecanismos de ação biológicas desses agentes físicos e as respostas das células e tecidos, isto é, a RADIOBIOLOGIA. Essa área do conhecimento oferece os fundamentos biológicos para o uso clínico da radiação, e tem permitido a implementação de esquemas terapêuticos com os diversos tipos de radiação disponíveis, fracionamentos alternativos e protocolos com associação de quimioterápicos convencionais, drogas alvo e imunoterapia.

Em relação à quimioterapia, esta constitui tratamento sistêmico e sua associação com a radioterapia é uma importante estratégia utilizada rotineiramente em oncologia. Além disto, os avanços nas áreas da biologia molecular, celular e imuno-oncologia têm possibilitado o desenvolvimento de drogas cada vez mais específicas, que agem em alvos moleculares, de modo a se concentrar no tumor e poupar as células normais, diminuindo assim os efeitos colaterais.

Os avanços aqui mencionados visam à otimização do tratamento, diminuição de seqüelas, melhora da sobrevida e da qualidade de vida dos pacientes. Assim, o ensino e atualização em radiobiologia e biologia tumoral é extremamente relevante e certamente contribuirá para o aprimoramento de todos os profissionais que atuam nessas áreas.


Os participantes receberão como parte do material o e-book - RADIOBIOLOGIA DA BANCADA À CLÍNICA






INVESTIMENTO - R$ 100,00
Faltam 8 dias para o início do curso


Inscreva-se

Coordenadores

HARENA INOVAÇÃO

Conectando ideias e criando novos caminhos, o Harena Inovação quer ser protagonista da revolução da saúde pública, realizando e organizando eventos, cursos e treinamentos com profissionais, acadêmicos e pesquisadores do mais alto nível nacional e internacional.

Falar com o Coordenador